Kó si ewé, kó sí Òrìsà, ou seja, sem folhas não há orixá, elas são imprescindíveis aos rituais do Candomblé. Cada orixá possui suas próprias folhas, mas só Ossaim (Òsanyìn) conhece os seus segredos, só ele sabe as palavras (ofó) que despertam o seu poder, a sua força.
Ossaim desempenha uma função fundamental no Candomblé, visto que sem folhas, sem a sua presença, nenhuma cerimónia pode realizar-se, pois ele detém o axé que desperta o poder do ‘sangue’ verde das folhas.
Ossaim é o grande sacerdote das folhas, grande feiticeiro, que por meio das folhas pode realizar curas e milagres, pode trazer progresso e riqueza. È nas folhas que está à cura para todas as doenças, do corpo ou do espírito. Portanto, precisamos lutar por sua preservação, para que consequências desastrosas não atinjam os seres humanos.
A floresta é a casa de Ossaim, que divide com outros orixás do mato, como Ogum e Oxóssi, o seu território por excelência, onde as folhas crescem em seu estado puro, selvagem, sem a interferência do homem; é também o território do medo, do desconhecido, motivo pelo qual nenhum caçador deve penetrar na floresta na mata sem deixar na entrada alguma oferenda, como alho, fumo ou bebida. Medo de que? Medo dos encantamentos da floresta, medo do poder de Ogum, de Oxóssi, de Ossaim; respeito pelas forças vivas da natureza, que não permitem a pessoas impuras ou mal-intencionadas penetrar em sua morada. Se nela entrarem, talvez jamais encontrem o caminho de volta.
Ossaim teria um auxiliar que se responsabilizaria por causar o terror em pessoas que entram na floresta sem a devida permissão. Aroni seria um misterioso anãozinho perneta que fuma cachimbo (figura bastante próxima ao Saci-Pererê), possui um olho pequeno e o outro grande (vê com o menor) e tem uma orelha pequena e a outra grande(ouve com a menor). Muitas vezes Aroni é confundido com o próprio Ossaim, que, segundo dizem, também possui uma única perna. Não se pode por isso confundir Ossaim com o Saci-Pererê, que é um personagem do folclore brasileiro. Ossaim é orixá de grande fundamento, que possui uma só perna porque a árvore, base de todas as folha possui um só tronco.
Ossaim é um orixá originário da região de Iraó, na Nigéria, muito próxima com a fronteira com o antigo Daomé. Não faz parte, como muitos pensam, do panteão Jeje assimilado pelos Nagô, como Nana, Omolú, Oxumaré e Ewá. Ossaim é um deus originário da etnia Ioruba. Contudo, é evidente que entre os Jeje havia um deus responsável pelas folhas, e Ágüe é o seu nome, por isso Ossaim dança bravun e sató, a exemplo dos deuses do antigo Daomé.
Uma confusão latente refere-se ao sexo de Ossaim; é preciso esclarecer que se trata de um orixá do sexo masculino. Entretanto, como feiticeiro e estudioso das plantas, não teve tempo de relacionamentos amorosos. Sabe-se que foi parceiro de Iansã, mas o controvertido relacionamento com Oxóssi, que ninguém pode afirmar se foi ou não amoroso, é o mais comentado.
Na verdade, Ossaim e Oxóssi possuem inúmeras afinidades: ambos são orixás do mesmo espaço, da floresta, do mato, das folhas, grandes feiticeiros e conhecedores dos segredos da mata, da Terra.
CARACTERÍSTICAS
O que Ossain faz:
controla e libera a força curativa às ervas, nos atos litúrgico, sacros e medicinais;
Cultuado no dia da semana:
Quinta-feira;
Suas Cores:
Verde e branco;
Seus Símbolos:
ramo com folhas geralmente de peregun, pássaro;
Seu Elemento:
Terra;
Suas Plantas:Peregun, nativo, folhas de fumo, quebra-pedra, trevo, mamona, pitanga, jurubeba, erva tostão, acôcô, coqueiro, Mangerona, café, chapéu-de-couro;
Seus Animais:
Pássaros, galo, bode, carneiro, pintos, frangos, galinha d’angola, preá;
Seu Metal:
Estanho;
Suas Comidas:
Fumo de rolo, milho, canjiquinha, pamonha, inhame, sementes, paçoca, banana cozida ou assada, grãos, farofa, canjica, obí, orogbó, acaçá, frutas;
Suas Bebidas:
Otí, vinho de palma, todas com álcool, aluá, cachaça, caldo de cana, coco;
Seu Domínio:
A mata virgem, o axé das ervas;
Personalidade:
Instintivo, reservado, voltado para pesquisas e ciências, intuitivo, rancoroso, agressivo, difícil de se lidar, sangue frio, exigente, traiçoeiro;
Quizila:
Ventania, queimadas, depredação a natureza, vícios, bebidas em excesso, preguiça;
Onde recebe oferendas:
Nas florestas e nas matas, geralmente nos pés das árvores de maior porte;
Riscos de saúde:
Atrofia muscular, fraqueza geral, inflamações intestinais, tumores, hepatite, pressão alta, má gestação no parto, lepra, tensão que pode causar estafa;
Presentes prediletos:
Suas comidas e bebidas;
Nenhum comentário:
Postar um comentário