Agoniada:
Faz parte de todas as obrigações do deus das endemias e epidemias. Utilizada no
ebori, nas lavagens de contas e na iniciação. Esta erva purifica os
filhos-de-santo, deixando-os livres de fluidos negativos. Na medicina popular, a
mesma é usada para corrigir o fluxo menstrual e combate asma.
Alamanda:
Não é utilizada em obrigações, sendo empregada somente em banhos de descarrego.
Na medicina caseira ela é usada para tratar doenças da pele: sarna (coceiras),
eczema e furúnculos. Para usar é necessário que se cozinhe as folhas, e coloque
chá de folhas sobre a doença.
Alfavaca-roxa:
Empregada em todas as obrigações de cabeça e nos abô dos filhos deste orixá.
Muito usada em banhos de limpeza ou descarrego. A medicina caseira usa seu chá
em cozimento, para emagrecer.
Alfazema :
Empregada em todas as obrigações de cabeça. É aplicada nas defumações de
limpeza, usada também na magia amorosa em forma de perfume. A medicina popular
dita grandes elogios a esta erva, pois ela é excelente excitante e
anti-espasmódico. É usada, também, como reguladora da menstruação. Somente é
aplicada como chá.
Babosa:
Muito usada em rituais de Umbanda, mais especificamente em defumações pessoais.
Para que se faça a defumação, é necessário queimar suas folhas depois de secas.
Isso leva um certo tempo, devido a gosma abundante que há na babosa. A defumação
é feita após o banho de descarrego. Para a medicina caseira sua gosma é de
grande eficácia nos abcessos ou tumores, além de muitas outras aplicações.
Araticum-de-areia
– Malolô: Liturgicamente, os bantos a usam nos banhos de
descarrego, em mistura de outra erva. A medicina caseira indica a polpa dos
frutos para resolver tumores e o cozimento das folhas no tratamento do
reumatismo.
Arrebenta
cavalo: No uso ritualístico esta erva é empregada em banhos fortes
do pescoço para baixo, em hora aberta. É também usado em magias para atrair
simpatia. Não é usada na medicina caseira.
Assa-peixe:
Usada em banhos de limpeza e nos ebori. Na medicina popular ela é aplicada nas
afecções do aparelho respiratório em forma de xarope.
Musgo:
Aplicada em todas as obrigações de cabeça referentes a qualquer orixá. A
medicina caseira aconselha a aplicação do suco no combate às hemorróidas (uso
tópico).
Beldroega:
Usada nas purificações das pedras de orixá e, principalmente as de Exu. O povo
usa suas folhas socadas para apressar a cicatrização das feridas, colocando-as
por cima.
Canena
Coirana: Vegetal de excelente aplicação litúrgica, pois entra em
todas as obrigações. O povo a tem como excelente estimulante do fígado.
Capixingui:
Empregada em todas as obrigações de cabeça, nos abô, nos banhos de purificação e
limpeza e, também nos sacudimentos. O povo afirma que o capixingui tem bons
efeitos no reumatismo e no artritismo e nos sacudimentos. O povo afirma que o
capixingui tem bons efeitos no reumatismo e no artritismo nos sacudimentos. O
povo afirma que o capixingui tem bons efeitos no reumatismo e no artritismo nos
sacudimentos. O povo afirma que o capixingui tem bons efeitos no reumatismo e no
artritismo (reumatismo articular) utilizado em banhos, mais ou menos quentes,
colocando-se nas juntas doloridas.
Cipó-chumbo:
Sem uso na liturgia, porém muito prestigiada na medicina popular, como xarope
debela tosses e bronquites; seu chá é muito eficaz no combate a diarreias
sanguinolentas e à icterícia; seco e reduzido a pó, cicatriza feridas
rebeldes.
Carobinha
do Campo: Em alguns terreiros essa planta faz parte do ariaxé. A
medicina caseira indica o chá de suas folhas para combate coceiras no corpo e,
principalmente coceira nas partes genitais.
Cordão
de Frade: É aplicada somente em banhos de limpeza e descarrego dos
filhos deste orixá. O povo a indica para a cura da asma, histerismo e
pacificador dos nervos. Também combate a insónia.
Cebola
do mato: Sem uso ritualístico. A medicina caseira afirma que o
cozimento de suas folhas apressa a cicatrização de feridas rebeldes.
Celidônia
maior: Não possui uso ritualístico. É indicada pela medicina
caseira como excelente medicamento nas doenças dos olhos, usando a água do
cozimento da planta para banhá-los. Seu chá também é de grande eficácia para
banhar o rosto e dar fim às manchas e panos branco.
Coentro:
Muito aplicada como adubo ou condimento nas comidas do orixá, principalmente na
carne e no peixe. Não é empregada nas obrigações ritualísticas. A medicina
caseira indica esta erva como reguladora das funções digestivas e eliminadora de
gases intestinais.
Cotieira: Não
sabemos ao certo se esta erva tem aplicação ritualística. Na medicina caseira
ela é estritamente de uso veterinário. Muito aplicada em cães para purgar e
purificar feridas.
Erva-Moura:
Esta erva faz parte dos banhos de limpeza e purificação dos filhos do orixá. Seu
uso popular é como calmante, em doses de uma xícara das de café, duas a três
vezes ao dia. Essa dose não deve ser aumentada, de modo algum, pois em grande
quantidade prejudica. As folhas tiradas do pé, depois de socadas, curam úlceras
e feridas.
Estoraque
Brasileiro: Sua resina é colhida e reduzida a pó. Este pó,
misturado com benjoim, é usado em defumações pessoais. Essa defumação destina-se
a arrancar males. O povo aconselha o pó desta no tratamento das feridas rebeldes
ou ulcerações, colocando o mesmo sobre as lesões.
Figo
Benjamim: Erva muito usada na purificação de pedras ou ferramentas
e na preparação do fetiche de Exu. Empregada, também, em banhos fortes para pôr
fim a padecimentos de pessoa que esteja sofrendo obsidiação ou obsessão. O povo
aplica o cozimento das folhas para tratar feridas rebeldes, e banhos para curar
o reumatismo.
Hortelã
brava: Empregada em obrigações de ori, nos abô e nos banhos de
purificação dos filhos deste orixá. No uso caseiro é utilizada para combater o
veneno de cobras, lacraus e escorpiões. É eficaz contra gases intestinais, dores
de cabeça e como diurético. É perfeita curadora de coceiras rebeldes e tiro
acertado nos catarros pulmonares, asma e tosse nervosa, rebelde.
Guararema:
Em terreiros de Umbanda e Candomblé ela é aplicada em banhos fortes e nos
descarregos. Os galhos da erva são usados em sacudimentos domiciliares. Os
banhos fortes a que nos referimos são aplicados em encruzilhadas – na
encruzilhada em que se tomar o banho arria-se um mi-ami-ami, oferecido a Exu. E
deve ser feito em uma encruzilhada tranquila. É um banho de efeitos
surpreendentes. Na medicina caseira esta erva é utilizada para exterminar
abcessos, tumores, socando-se bem as folhas e colocando-as sobre a tumorização.
O cozimento das folhas é eficaz no tratamento do reumatismo. Em banhos quentes e
demorados, de igual sorte também cura hemorróidas.
Jenipapo:
As folhas servem para banhos de descarrego e limpeza. A medicina caseira aplica
o cozimento das cascas no tratamento das úlceras, o caldo dos frutos é
combatente de hidropisia.
Jurubeba:
Somente usada em obrigações com objectivo de descarrego e limpeza. Suas folhas e
frutos permitem o bom funcionamento do fígado e baço, garante a sabedoria
popular. Debela e previne hepatite com ou sem edemas.
Mangue
Cebola: É usado apenas em sacudimentos domiciliares, utilizando o
fruto, a cebola. Procede-se assim: corta-se a cebola em pedaços miúdos e,
cantando-se para Exu, espalha-se pela casa, nos recantos, e sob os móveis. O
povo usa a cebola, fruto do mangue, esmagada sobre feridas rebeldes.
Mangue
vermelho: Usa-se apenas as folhas, em banhos de descarrego. O povo
a indica como excelente adstringente que possui alto teor de tanino. Muito
eficaz no tratamento das úlceras e feridas rebeldes, aplicando o cozimento das
folhas em compressas ou banhando a parte lesada.
Manjericão-roxo:
Empregado nas obrigações de ori dos filhos pertencentes ao orixá das endemias.
Colhido e seco, sua folha previne contra raios e coriscos em dias de
tempestades, usando o defumador. Também é usada como purificador de ambiente.
Não possui uso na medicina popular.
Panacéia:
Entra nas obrigações de ori e banhos de descarrego ou limpeza. O povo a aponta
como poderoso diurético e de grande eficácia no combate à sífilis, usando-se o
chá. É indicada também no tratamento das doenças de pele, darros, eczemas e
ainda debela o reumatismo, quando usada em banhos.
Picão
da praia: Apenas na Bahia ouvimos falar que esta planta pertence a
Obaluaiê. Não conhecemos seu uso ritualístico. A medicina popular dá-lhe muito
prestígio como diurético e eficaz nos males da bexiga. Usada como chá.
Piteira
imperial: Seu uso se limita às defumações pessoais, que são feitas
após o banho. A medicina popular utiliza as folhas verdes, em cozimento, para
lavar feridas rebeldes, aproximando a cura ou cicatrização.
Quitoco:
Usada em banhos de descarrego ou limpeza. Para a medicina popular esta erva
resolve males do estômago, tumores e abcessos. Internamente é usado o chá, nos
tumores aplica-se as folhas socadas. Muito utilizada nas doenças de
senhoras.
Sabugueiro:
Não possui uso ritualístico. É decisiva no tratamento das doenças eruptivas:
sarampo, catapora e escarlatina. O cozimento das flores é excelente para a
brotação do sarampo.
Sumaré:
Não tem aplicação ritualística ou obrigações litúrgicas. Porém possui grande
prestígio popular, devido ao seu valor curativo, promovendo com espantosa
rapidez a abertura de tumores de qualquer natureza, pondo fim às inflamações. É
empregado contra furúnculos, panarícios e erisipelas, regenerando o tecido
atacado por inflamações de qualquer origem.
Trombeteira
branca: Não possui nenhuma aplicação nas obrigações de cabeça.
Apenas é usada nos banhos de limpeza dos filhos do orixá da varíola. Seu uso na
medicina popular é pouco frequente. Aplica-se apenas nos casos de asma e
bronquite.
Urtiga-mamão:
Aplicada em banhos fortes, somente em casos de invasão de eguns. O banho
emprega-se do pescoço para baixo. Esse banho destrói larvas astrais e afasta
influências perniciosas. O povo indica esta erva na cura de erisipela, usando um
algodão embebido do leite da planta. O chá de suas folhas debela males dos
rins.
Velame
do campo: Vegetal utilizado em todas as obrigações principais:
ebori, simples ou completo. Indispensável na feitura de santo e nos abô dos
filhos do orixá. Na medicina caseira o velame é utilizado como anti-sifilítico e
anti-reumático.
Velame
verdadeiro: Possui plena aplicação em quaisquer obrigações de
cabeça e nos abô. Usada também nos sacudimentos. A medicina do povo afirma ser
superior a todos os depurativos existentes, além de energético curador das
doenças da pele.
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