Açoita-cavalo
– Ivitinga: Erva de extraordinários efeitos nas obrigações, nos
banhos de descarrego e sacudimentos pessoais ou domiciliares. Muito usada na
medicina caseira para debelar diarreias ou disenterias, e usada também no
reumatismo, feridas e úlceras.
Açucena-rajada
– Cebola-cencém: Sua aplicação nas obrigações é somente do bulbo.
Esta cebola somente é usada nos sacudimentos domiciliares. A medicina caseira
utiliza as folhas como emoliente.
Agrião:
Excelente alimento. Sem uso ritualístico. Tem um enorme prestígio no tratamento
das doenças respiratórias. Usado como xarope põe fim às tosses e bronquites, é
expectorante de acção ligeira.
Arnica-erca
lanceta: É empregada em qualquer obrigação de cabeça, nos abô de
purificação dos filhos do orixá Ogum. Excelente remédio na medicina caseira,
tanto interna como externamente, usado nas contusões, tombos, cortes e lesões,
para recomposição dos tecidos.
Aroeira:
É aplicada nas obrigações de cabeça, e nos sacudimentos, nos banhos fortes de
descarrego e nas purificações de pedras. Usada como adstringente na medicina
caseira, apressa a cura de feridas e úlceras, e resolve casos de inflamações do
aparelho genital.
Cabeluda-bacuica :
Tem aplicações em vários actos ritualísticos, tais como ebori, simples ou
completo, e é parte dos abô. Usado igualmente nos banhos de purificação.
Cana-de-macaco :
Usada nos abô de filhos, que estão recolhidos para feitura de santo. Esses
filhos tomam duas doses diárias. Meio copo sobre o almoço e meio sobre o
jantar.
Cana-de
Brejo – Ubacaia: Seu uso se restringe nos abô e também nos banhos
de limpeza dos filhos do orixá do ferro e das artes manuais. Na medicina caseira
é usado para combater afecções renais com bastante sucesso. Combate a anuria,
inflamações da uretra e na leucorréia. Seu princípio activo é o estrifno. Há
bastante fama referente ao seu emprego anti-sifilítico.
Canjerana
– Pau-santo: Em rituais é usada a casca, para constituir pó, que
funcionará como afugentador de eguns e para anular ondas negativas. Seu chá
actua como antifebril, contra as diarreias e para debelar dispepsias. O
cozimento das cascas também é cicatrizador de feridas.
Carqueja:
Sem uso ritualístico. A medicina caseira aponta esta erva como cura decisiva nos
males do estômago e do fígado. Também tem apresentado resultado positivo no
tratamento da diabetes e no emagrecimento.
Crista-de-galo
– Pluma-de-princípe: Não tem emprego nas obrigações do ritual. A
medicina caseira a indica para curar diarreias.
Dragoeiro
– Sangue-de-dragão: Abrange aplicações nas obrigações de cabeça,
abô geral e banhos de purificação. Usa-se o suco como corante, e toda a planta,
pilada, como adstringente.
Erva-tostão:
Aplicada apenas em banhos de descarrego, usando-se as folhas. A medicina popular
a utiliza contra os males do fígado, beneficiando o aparelho renal.
Grumixameira:
Aplicado em quaisquer obrigações de cabeça, nos abô e nos banhos de purificação
dos filhos do orixá. A arte de curar usada pelo povo indica o cozimento das
folhas em banhos aromáticos e na cura do reumatismo. Banhos demorados eliminam a
fadiga nas pernas.
Guarabu
– Pau-roxo: Aplicado em todas as obrigações de cabeça, nos abô e
nos banhos de purificação dos filhos de Ogum. Usa-se somente as folhas que são
aromáticas. A medicina caseira indica o chá das folhas, pois este possui efeito
balsâmico e fortificante.
Helicônia:
Utilizada nos banhos de limpeza e descarrego e nos abô de ori, na feitura de
santo e nos banhos de purificação dos filhos do orixá Ogum. A medicina caseira a
indica como debelador de reumatismo, aplicando-se o cozimento de todas a planta
em banhos quentes. O resultado é positivo.
Jabuticaba:
Usada nos banhos de limpeza e descarrego, os banhos devem ser tomados pelo menos
quinzenalmente, para haurir forças para a luta indica o cozimento da entre casca
na cura da asma e hemoptises.
Jambo-amarelo:
Usado em quaisquer as obrigações de cabeça e nos abô. São aplicadas as folhas,
nos banhos de purificação dos filhos do orixá do ferro. A medicina caseira usa
como chá, para emagrecimento.
Jambo-encarnado:
Aplicam-se as folhas nos abô, nas obrigações de cabeça e nos banhos de limpeza
dos filhos do orixá do ferro. Tem uso no ariaxé (banho lustral).
Japecanga:
Não tem aplicação nas obrigações de cabeça, nem nos abô relacionados com o
orixá. A medicina caseira aconselha seu uso como depurativo do sangue, no
reumatismo e moléstias de pele.
Jatobá
– Jataí: Erva poderosa, porém sem aplicação nas cerimónias do
ritual. Somente é usada como remédio que se emprega aos filhos recolhidos para
obrigações de longo prazo. Óptimo fortificante. Não possui uso na medicina
popular.
Jucá:
Não tem emprego nas obrigações de ritual. No uso popular há um cozimento
demorado, das cascas e sementes, coando e reservando em uma garrafa, quando
houver ferimentos, talhos e feridas.
Limão-bravo:
Tem emprego nas obrigações de ori e nos abô e, ainda nos banhos de limpeza dos
filhos do orixá. O limão-bravo juntamente com o xarope de bromofórmio, beneficia
brônquios e pulmões, pondo fim às tosses rebeldes e crónicas.
Losna:
Emprega-se nos abô e nos banhos de descarrego ou limpeza dos filhos do orixá a
que pertence. É usada pela medicina caseira como poderoso vermífugo, mais
particularmente usada na destruição das solitárias, usando-se o chá. É
energético tónico e debela de febres.
Óleo-pardo:
Planta utilizada apenas em banhos de descarrego. De muito prestígio na medicina
caseira. Cozimento da raiz é indicado para curar úlceras e para matar vermes de
animais.
Piri-piri:
A única aplicação litúrgica é nos banhos de descarrego. É extraordinário anti-
hemorrágico. Para tanto, os caules secos e reduzidos a pó, depois de queimados,
estancam hemorragias. O mesmo pó, de mistura com água e açúcar extermina a
disenteria.
Poincétia:
Emprega-se em qualquer obrigação de ori, nos abô de uso externo, da mesma sorte
nos banhos de limpeza e purificação dos filhos do orixá. A medicina caseira só o
aponta para exterminar dores nas pernas, usando em banhos.
Porangaba:
Entra em quaisquer obrigações e, igualmente, nos abô. No tratamento popular é
usada como tônico e importante diurético.
Sangue-de-dragão:
Tem aplicações de cabeça, nos banhos de descarrego e nos abô. Não possui uso na
medicina popular.
São-gonçalinho:
É uma erva-santa, pelas múltiplas aplicações ritualísticas a que está sujeita.
Na medicina caseira usa-se como anti térmico e para combater febres malignas, em
chá.
Tanchagem:
Participa de todas as obrigações de cabeça, nos abô e nos banhos de purificação
de filhos recolhidos ao ariaxé. É axé para os assentamentos do orixá do ferro e
das guerras. Muito aplicada no abô de ori. A medicina popular ou caseira afirma que a raiz e as folhas são tonicas.
Excelente na cura da angina e da cachumba
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