OBS: PARA O USO DE ERVAS PARA FINS LITURGICOS PROCURE
ORIENTAÇÃO DE UM BABALORIXÁ ,YALORIXÁ OU BABALOSSÃE
POIS AS ERVAS DEVEM SER PREPARADAS DENTRO DO RITUAL DESDE
SUA COLHEITA ATÉ SEU PREPARO
PARA USO MEDICINAL PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA
Açoita-cavalo
– Ivitinga: Erva de extraordinários efeitos nas obrigações, nos
banhos de descarrego e sacudimentos pessoais ou domiciliares. Muito usada na
medicina caseira para debelar diarreias ou disenterias, e usada também no
reumatismo, feridas e úlceras.
Açucena-rajada
– Cebola-cencém: Sua aplicação nas obrigações é somente do bulbo.
Esta cebola somente é usada nos sacudimentos domiciliares. A medicina caseira
utiliza as folhas como emoliente.
Agrião:
Excelente alimento. Sem uso ritualístico. Tem um enorme prestígio no tratamento
das doenças respiratórias. Usado como xarope põe fim às tosses e bronquites, é
expectorante de acção ligeira.
Arnica-erca
lanceta: É empregada em qualquer obrigação de cabeça, nos abô de
purificação dos filhos do orixá Ogum. Excelente remédio na medicina caseira,
tanto interna como externamente, usado nas contusões, tombos, cortes e lesões,
para recomposição dos tecidos.
Aroeira:
É aplicada nas obrigações de cabeça, e nos sacudimentos, nos banhos fortes de
descarrego e nas purificações de pedras. Usada como adstringente na medicina
caseira, apressa a cura de feridas e úlceras, e resolve casos de inflamações do
aparelho genital.
Cabeluda-bacuica :
Tem aplicações em vários actos ritualísticos, tais como ebori, simples ou
completo, e é parte dos abô. Usado igualmente nos banhos de purificação.
Cana-de-macaco :
Usada nos abô de filhos, que estão recolhidos para feitura de santo. Esses
filhos tomam duas doses diárias. Meio copo sobre o almoço e meio sobre o
jantar.
Cana-de
Brejo – Ubacaia: Seu uso se restringe nos abô e também nos banhos
de limpeza dos filhos do orixá do ferro e das artes manuais. Na medicina caseira
é usado para combater afecções renais com bastante sucesso. Combate a anuria,
inflamações da uretra e na leucorréia. Seu princípio activo é o estrifno. Há
bastante fama referente ao seu emprego anti-sifilítico.
Canjerana
– Pau-santo: Em rituais é usada a casca, para constituir pó, que
funcionará como afugentador de eguns e para anular ondas negativas. Seu chá
actua como antifebril, contra as diarreias e para debelar dispepsias. O
cozimento das cascas também é cicatrizador de feridas.
Carqueja:
Sem uso ritualístico. A medicina caseira aponta esta erva como cura decisiva nos
males do estômago e do fígado. Também tem apresentado resultado positivo no
tratamento da diabetes e no emagrecimento.
Crista-de-galo
– Pluma-de-princípe: Não tem emprego nas obrigações do ritual. A
medicina caseira a indica para curar diarreias.
Dragoeiro
– Sangue-de-dragão: Abrange aplicações nas obrigações de cabeça,
abô geral e banhos de purificação. Usa-se o suco como corante, e toda a planta,
pilada, como adstringente.
Erva-tostão:
Aplicada apenas em banhos de descarrego, usando-se as folhas. A medicina popular
a utiliza contra os males do fígado, beneficiando o aparelho renal.
Grumixameira:
Aplicado em quaisquer obrigações de cabeça, nos abô e nos banhos de purificação
dos filhos do orixá. A arte de curar usada pelo povo indica o cozimento das
folhas em banhos aromáticos e na cura do reumatismo. Banhos demorados eliminam a
fadiga nas pernas.
Guarabu
– Pau-roxo: Aplicado em todas as obrigações de cabeça, nos abô e
nos banhos de purificação dos filhos de Ogum. Usa-se somente as folhas que são
aromáticas. A medicina caseira indica o chá das folhas, pois este possui efeito
balsâmico e fortificante.
Helicônia:
Utilizada nos banhos de limpeza e descarrego e nos abô de ori, na feitura de
santo e nos banhos de purificação dos filhos do orixá Ogum. A medicina caseira a
indica como debelador de reumatismo, aplicando-se o cozimento de todas a planta
em banhos quentes. O resultado é positivo.
Jabuticaba:
Usada nos banhos de limpeza e descarrego, os banhos devem ser tomados pelo menos
quinzenalmente, para haurir forças para a luta indica o cozimento da entre casca
na cura da asma e hemoptises.
Jambo-amarelo:
Usado em quaisquer as obrigações de cabeça e nos abô. São aplicadas as folhas,
nos banhos de purificação dos filhos do orixá do ferro. A medicina caseira usa
como chá, para emagrecimento.
Jambo-encarnado:
Aplicam-se as folhas nos abô, nas obrigações de cabeça e nos banhos de limpeza
dos filhos do orixá do ferro. Tem uso no ariaxé (banho lustral).
Japecanga:
Não tem aplicação nas obrigações de cabeça, nem nos abô relacionados com o
orixá. A medicina caseira aconselha seu uso como depurativo do sangue, no
reumatismo e moléstias de pele.
Jatobá
– Jataí: Erva poderosa, porém sem aplicação nas cerimónias do
ritual. Somente é usada como remédio que se emprega aos filhos recolhidos para
obrigações de longo prazo. Óptimo fortificante. Não possui uso na medicina
popular.
Jucá:
Não tem emprego nas obrigações de ritual. No uso popular há um cozimento
demorado, das cascas e sementes, coando e reservando em uma garrafa, quando
houver ferimentos, talhos e feridas.
Limão-bravo:
Tem emprego nas obrigações de ori e nos abô e, ainda nos banhos de limpeza dos
filhos do orixá. O limão-bravo juntamente com o xarope de bromofórmio, beneficia
brônquios e pulmões, pondo fim às tosses rebeldes e crónicas.
Losna:
Emprega-se nos abô e nos banhos de descarrego ou limpeza dos filhos do orixá a
que pertence. É usada pela medicina caseira como poderoso vermífugo, mais
particularmente usada na destruição das solitárias, usando-se o chá. É
energético tónico e debela de febres.
Óleo-pardo:
Planta utilizada apenas em banhos de descarrego. De muito prestígio na medicina
caseira. Cozimento da raiz é indicado para curar úlceras e para matar vermes de
animais.
Piri-piri:
A única aplicação litúrgica é nos banhos de descarrego. É extraordinário anti-
hemorrágico. Para tanto, os caules secos e reduzidos a pó, depois de queimados,
estancam hemorragias. O mesmo pó, de mistura com água e açúcar extermina a
disenteria.
Poincétia:
Emprega-se em qualquer obrigação de ori, nos abô de uso externo, da mesma sorte
nos banhos de limpeza e purificação dos filhos do orixá. A medicina caseira só o
aponta para exterminar dores nas pernas, usando em banhos.
Porangaba:
Entra em quaisquer obrigações e, igualmente, nos abô. No tratamento popular é
usada como tônico e importante diurético.
Sangue-de-dragão:
Tem aplicações de cabeça, nos banhos de descarrego e nos abô. Não possui uso na
medicina popular.
São-gonçalinho:
É uma erva-santa, pelas múltiplas aplicações ritualísticas a que está sujeita.
Na medicina caseira usa-se como anti térmico e para combater febres malignas, em
chá.
Tanchagem:
Participa de todas as obrigações de cabeça, nos abô e nos banhos de purificação
de filhos recolhidos ao ariaxé. É axé para os assentamentos do orixá do ferro e
das guerras. Muito aplicada no abô de ori. A medicina popular ou caseira afirma que a raiz e as folhas são tonicas.
Excelente na cura da angina e da cachumba
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