Páginas

domingo, 15 de abril de 2012

OS MANDAMENTOS DE UM SACERDOTE




1. Ter caráter irrepreensível e ótimo raciocínio. Num Babalorixá a inteligência não significa apenas o acúmulo de conhecimentos, mas exige criatividade para superar as dificuldades do dia a dia.
2. A sabedoria de um Babalorixá deve andar junto com sua coragem. Não adianta ter conhecimentos se faltar coragem e determinação em aplicá-los. A coragem sem sabedoria, por sua vez, deixa de ser força e passa a ser insensatez.
3. Um Babalorixá busca sempre atingir a perfeição, por mais difícil que pareça esta deve ser sua meta; porém, o perfeccionismo deve ser equilibrado pela sabedoria e pela flexibilidade com os outros e consigo mesmo.
4. Saber ouvir a todos, indistinta e atenciosamente, faz com que aprenda muito sobre todas as coisas. Lembre-se ninguém é dono da verdade!
5. Ter conhecimentos e saber usá-los para o bem, garantindo o êxito de suas ações. Ter conhecimentos e más intenções assegura violência e corrupção. Mantenha a doçura de seu Axé. Malfadado o Babalorixá que tem fama de feiticeiro!
6. Não crie muitas expectativas nos seus “filhos” e admiradores sobre seus talentos e potencialidades. Apresente-se de maneira discreta. Mostre, mas não escancare.
7. Para um babalorixá obter sucesso, tem um único caminho a seguir e este caminho mescla a virtude com a prudência. Sendo virtuosos saberá sempre agir da maneira correta e, sendo prudente, estará atento às armadilhas no caminho.
8. Abrir sua casa a novos conhecimentos é ingrediente indispensável a um bom relacionamento social e religioso, mas não levante bandeiras aos radicais e extremados, estes sempre tentarão usar seu nome e seu prestígio.
9. Os defeitos morais de um Babalorixá, ainda que pequenos, devem ser combatidos a todo custo, senão, podem se transformar em alvo da maledicência alheia.
10. Transformar-se em senhor de sua própria criatividade, para usá-la a seu favor.
11. Integridade e veracidade são suas companheiras inseparáveis. Ser verdadeiro e firme em seus valores, em muitas ocasiões, pode ser inconveniente e corre o risco de ser abandonado por quem não possui essas virtudes; contudo, ela traz a quem nela persevera uma grande recompensa: a paz de espírito e a consciência tranquila.
12. Fugir do vulgar, sendo que o mesmo deve ser feito em relação ao exótico, que tantas vezes o leva ao ridículo. Bom gosto e bom senso em primeiro lugar. Evite os excessos, fale pouco, reflita muito, e seja coerente.
13. Use o poder para fazer o bem a todos. Isto é prova de caráter, amizade e virtude maior de um Babalorixá. Ser gentil com todos, sejam amigos ou inimigos, clientes ou familiares, além de prova de boa educação, engrandece a quem dá e honra a quem recebe.
14. Refletir sobre todas as coisas. Só a reflexão poderá afastá-lo dos erros e ajudá-lo a valorizar o que de bom lhe acontece. Não deve transformar um pequeno acontecimento numa tragédia, tampouco se pode menosprezar um problema sério.
15. Não revela sua opinião a todos. Procura não contradizer aos outros nem a si mesmo. Expõe o menos possível seus pensamentos e emoções. Resguarda-se.
16. Não cultivar ilusões. O insucesso pode ocorrer com qualquer um e mais vale estar preparado para ele, do que cair das nuvens. Antes que a fama o abandone, abandone-a. Faça como a formiga.

 Por Marcelo Alban

Nenhum comentário:

Postar um comentário