Páginas

quinta-feira, 5 de abril de 2012

OGUN



É filho de Oduduwa , irmão de Xangô, Oxossi, Oxun e Eleggua. Ogum é o filho mais velho de Odudua, o herói civilizador que fundou a cidade de Ifé. Quando Odudua esteve temporariamente cego, Ogum tornou-se seu regente em Ifé.
Ogum é um orixá importantíssimo na África e no Brasil. Sua origem, de acordo com a história, data de eras remotas. Ogum é o último imolé.
Os Igba Imolé eram os duzentos orixás da direita que foram destruídos por Olodumaré após terem agido mal. A Ogum, o único Igba Imolé que restou, coube conduzir os Irun Imole, os outros quatrocentos orixás da esquerda.
Foi Ogum quem ensinou aos homens como forjar o ferro e o aço. Ele tem um molho de sete instrumentos de ferro: alavanca, machado, pá, enxada, picareta, espada e faca, com as quais ajuda o homem a vencer a natureza.
 Era um temível guerreiro que lutou sem cessar contra os reinos vizinhos. Dessas expedições, trouxe sempre um rico espólio e numerosos escravos. Guerreou contra a cidade de Ará e a destruiu. Saqueou e devastou muitos outros estados e apossou-se da cidade de Irê, matou o rei, aí instalou seu próprio filho no trono e regressou glorioso, usando ele mesmo o título de Oníìré, (Rei de Irê).
Entretanto, Ogum nunca chegou a usar a coroa (adé), feita com pequenas contas de vidro e ornada por franjas de miçangas que dissimulava o rosto e é o emblema de realeza para os iorubás. Usava um simples diadema, chamado àkòró, e isso lhe valeu ser saudado, até hoje, sob os nome de Ògún Oníìré e Ògún Aláàkòró inclusive no Brasil e em Cuba. Ogum teria sido o mais enérgico dos filhos de Odùduà e foi regente do reino de Ifé quando Odùduà ficou temporariamente cego.

Seus "filhos" aqui na Terra são pessoas fortes, que lutam na vida, são pessoas guerreiras que não descansam por nada, sempre ativas, combatem tudo. São verdadeiros peões. São pessoas corajosas, sem medo de se arriscar. São sérias e perseverantes. Tendência aos extremos: ou defende a polícia, ou foge dela.
                               
       O HOMEN DE OGUN

O homen de hogun também é um guerreiro nos assuntos do coração,sempre empenhado em manter o jogo da conquista, é um amante completo , superprotetor da pessoa amada ,é um homen muito cobiçado pelas mulheres por garantir a sua parceira uma vida feliz em todos os sentidos e como sente necessidade de viver em permanente estado de paixão torna-se presa fácil a aventuras amorosas , isso gera muito conflito dele com a pessoa amada

                                                                 CARACTERÍSTICAS

  • Saudação:
  • "Ògún ye!" - Ogum é vida! | "Patakori!" - É importante!;
  • Quem é Ogum:
  • O Orixá aventureiro, desbravador, conquistador, padroeiro dos militares e artesãos;
    O que Ogum faz:
    Senhor da faca, patrono do oro, dá força para vencer demandas e habilidade para lidar com ferro, abre os caminhos para novos horizontes;

    Cultuado no dia da semana:
     terça-feira;
    Suas Cores:
    Anil, azul marinho ou verde;
    Seus Símbolos:
    As ferramentas, todas forjadas em ferro: facão, machadinha, pá, enxada, picareta, serrote, martelo, etc;
    Seu Elemento:
    Terra;
    Suas Plantas:
    Peregun, aroeira, espada de Ogum, guiné, cajazeira, caruru, cipó chumbo, bredo sem espinho, vassourinha;
    Seus Animais:
    Cachorro, cavalo, preá, galinha d´angola, galo, bode, pombo, porquinho da índia;
    Seu Metal:
    Ferro trabalhado;
    Suas Comidas:
    Inhame de todas as formas, obí, orogbó, milho, feijão, acaçá, miúdos, eran paterê, isú, vatapá, guisado de carne, farofa, aipim;
    Suas Bebidas:
    Caldo de cana, água de coco, gim, otí, vinho de palma;
    Seu Domínio:
    A agricultura, a reta dos caminhos, as lutas, o trabalho;
    Personalidade:
    Corajoso e aventureiro, explosivo mas de coração grande, sem sofisticação;
    Quizila:
    Lugares fechados, vícios, assovio, depredação a natureza, desleixo, preguiça, excesso de bebida alcoólica;
    Onde recebe oferendas:
    Nos caminhos e estradas de barro ou de ferro, no centro das encruzilhadas, nas plantações, na mata;
    Riscos de saúde:
    Intoxicações, hipertensão, doenças venéreas ou DST, problemas nos braços, taras maníacas, vontade de trocar de sexo, nevralgias;
    Presentes prediletos:
    Suas comidas e bebidas;
    Observação:
    Originalmente, a festa de Ogum era realizada na data da colheita do inhame, pois Ogum era um Orixá destinado basicamente à agricultura.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário