Alcaparreira
– Galeata: Entra em várias obrigações do ritual, utilizando-se
folhas e cascas verdes. Muito prestigiada nos abô de preparação dos filhos para
obrigação de cabeça e nos banhos de limpeza. A medicina caseira indica como
diurética, usadas as cascas da raiz. Os frutos são comestíveis e deles se
prepara uma geleia que é eficaz contra picadas de cobras ou insectos venenosos,
em razão do princípio ativo: rutinã.
Altéia
– Malva-risco: Muito empregada nos banhos de descarrego e na
purificação das pedras dos orixás Nanã. Oxum, Oxumarê, Yansã e Yemanjá. Muito
prestigiada nos bochechos e gargarejos, nas inflamações da boca e
garganta.
Angelicó
– Mil-homens: Tem grande aplicação na magia de amor, em banhos de
mistura com manacá (folhas e flores), para propiciar ligações amorosas,
aproximando o sexo masculino. A medicina caseira aplica-o como estomacal,
combatendo a dispepsia. As gestantes não devem usar.
Araticum-de-areia
– Malolô: Liturgicamente, os bantos a usam nos banhos de
descarrego, sem mistura de outra erva. A medicina caseira indica a polpa e os
frutos para resolver tumores e cozimento das folhas no tratamento do
reumatismo.
Cavalinha
– Milho-de-cobra: Aplicada nas obrigações de cabeça, nos abô e
como axé nos assentamentos dos dois orixás. Não possui uso na medicina
popular.
Graviola
– Corosol: Tem plena aplicação nos abô dos orixás, nos banhos de
abô e nos de limpeza e descarrego. É indispensável aos filhos recolhidos para
obrigações de cabeça beberem uma dose de suco pela manhã. O povo usa a graviola
de diabetes, aplicando o chá.
Ingá-bravo:
“Não conhecemos aplicação ritualística. O povo a consagra como sério
adstringente e, por isso, indica o uso das casacas, em cozimento, na cura das
úlceras e feridas rebeldes, banhando-as.
Língua-de-vaca
– Erva-de-sangue: Planta empregada nas obrigações principais, nos
abô e nos banhos de purificação dos filhos do orixá. É axé para assentamentos do
mesmo orixá. O uso caseiro é nas doenças de pele, nas sifilíticas e nos
resfriados
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