Páginas

terça-feira, 15 de maio de 2012

OBI O FRUTO SAGRADO DOS ORIXÁS



Segundo um antigo dizer da Bahia, “quem planta obi não colhe”, esta era uma forma de expressar os longos anos que uma árvore leva para frutificar. Então os velhos sacerdotes da Bahia ensinaram que uma criança é que deveria plantar o obi, e este ritual é rigorosamente obedecido por todos aqueles que pretendem viver para colher a fruta. (...)

Obi é um fruto sagrado e insubstituível, sem o qual não se faz nenhuma obrigação, nenhuma confirmação de que os Orixás aceitaram as oferendas. A resposta de afirmação do obi é fundamental para que os ritos possam continuar. O obi de quatro gomos, o único que deve ser ofertado aos Orixás, chama-se obi abata.

Cada fruto é composto de dois casais, separam-se os gomos excedentes e dividem-se em comunhão com todos os presentes ou oferecem-nos a Exu.

Os gomos são delineados pela natureza, portanto não pode haver nenhum tipo de intervenção, sobretudo de faca, para dividir o obi. Apenas nos rituais de Xangô o obi dever ser substituído pelo orobô. O obi deve ser jogado sobre a água, em pratos brancos ou diretamente no chão.
Seus gomos devem ser jogados de uma só vez, ou seja, simultaneamente.

Não se pode manipular os gomos, nem jogar os que caíram fechados sozinhos. Se a caída não for favorável, deve-se lançar todos os gomos novamente. Só uma caída autoriza de imediato a continuidade dos ritos ou confirma a aceitação. Quando todos os gomos do obi caem abertos, isto é, com sua parte interna para cima, é o sinal de que os Orixás abençoaram e/ou aceitaram o rito.




O USO DO OROBO

Orogbo (Garcinia Kola - Amarga), Fruto quente relativo à morte, no entanto propicia felicidade, alegria e saúde no Igbori ou como oferta a qualquer outro Orisa,principalmente Obaluwaiye, Shango, Ogun, Egungun. No caso de Sango e os Egungun é utilizado o Orogbo em vez do obi. O orogbo ou Obi são também usados para dar forças às palavras em forma de um Afoshè que deve ser mastigado juntamente com Ataarê, esse Afoshè fornece força às palavras que saem da boca nos momentos de invocações, exaltação, orações, canções e pedidos e etc.

SIMBOLOGIA DO ALGUIDAR OU OBERÓ



O ALGUIDAR OU  OBERÓ SIMBOLIZA A TERRA ,ANTIGAMENTE  AS  OFERENDAS ERAM
FEITAS,  OU  SEJA    ARRIADAS  DIRETAMENTE  NA   TERRA , COM  A  EVOLUÇÃO   DOS
TEMPOS VEIO O CRESCIMENTO E EVOLUÇÃO DAS CIDADES E CONSTRUÇÕES HOJE EM
DIA RARAMENTE TEMOS UMA ÁREA OU QUINTAL DE TERRA OU SEJA HOJE A GRANDE PARTE   DOS   TERRENOS   ESTÃO   URBANIZADOS   COM   CALÇADAS   ACIMENTADAS QUINTAIS  ACIMENTADOS  E  ETC  COM  ISSO  USAMOS  O  ALGUIDAR COMO SÍMBOLO
DA TERRA OU SEJA A LIGAÇÃO DA OFERENDA COM A TERRA .